Enjaulados- Analise
Walmsley cansado desse comodismo e baseado em seu interesse em provocar a mudança de atitude dos alunos, cria um falso processo seletivo de estágio onde os considerados piores alunos foram selecionados. Depois desse processo, ele cria situações para parecer que os alunos foram viajar para participar do estágio e então os sequestra. Após o sequestro desses indivíduos o professor os leva para um lugar remoto, os coloca em jaulas com grades eletrificadas, nus, com fome e desprotegidos.
Para provocar essa mudança desejada nos alunos ele irá trabalhar de acordo com a fragilidade dos mesmos, utilizando técnicas que lembram o condicionamento respondente e operante. Uma vez que quando não é alcançado o objetivo proposto os alunos são punidos (choque elétrico, música alta ou com luz forte). Métodos semelhantes ao utilizado por Walmsley são permitidos e utilizados na educação tradicional. Porém de forma menos repressiva, como por exemplo, na necessidade de manter controle sobre os alunos, os professores utilizam como método de controle a aplicação de advertências, suspensões e castigos.
Diante de um meio radical de disciplina, os alunos aos poucos foram abandonando o mau comportamento que eles tinham. Ao estruturar um novo ambiente, Walmsley tornou mais propicia essa mudança. Isso mostra que ao estruturar o ambiente de uma forma diferente para