Engrenagens
As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos. Elas realizam várias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, frequentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário. Por exemplo, uma chave de fenda elétrica tem uma redução de transmissão muito grande, porque precisa de muito torque para girar os parafusos, mas o motor só produz quantidade de torque pequena e velocidade alta. Com a redução de transmissão, a velocidade de saída pode ser diminuída e o torque, aumentado.
Mais uma coisa que as engrenagens fazem é ajustar a direção de rotação. Por exemplo, no diferencial existente entre as rodas traseiras do seu carro, a energia é transmitida por um eixo que passa pelo centro do carro, o que faz com que o diferencial tenha de "deslocar" essa energia em 90º, para aplicá-la sobre as rodas.
Há muitas complicações nos diferentes tipos de engrenagens. Veremos abixos, os tipos de engrenagens, e suas aplicações.
1. ENGRENAGENS HIPÓIDES
As Engrenagens hipóides são suprimentos, geralmente mais fortes e mais silenciosas do que uma engrenagem espiral cônica comum. Estes suprimentos também podem lidar com uma maior taxa de redução. Os dentes de uma engrenagem hipóide experimentam algum deslizamento, causando fricção. Isto significa que uma engrenagem hipóide requer o uso de óleos lubrificantes especiais, que vão lubrificar a engrenagem quando ela estiver sobre alta pressão.
O maior deslocamento na engrenagem hipóide, aumenta seu torque em detrimento da eficiência. O uso mais comum das engrenagens hipóides é na tração traseira de veículos, especialmente caminhões. Designers de automóveis modernos tendem a valorizar a maior eficiência de uma engrenagem espiral cônica ordinária. O maior torque de uma engrenagem hipóide é mais benéfico em caminhões