Engrenagens
10
6 - Perfil do dente evolvental
O perfil do dente de engrenagem é definido por uma curvaconhecida como evolvente. Esta curva permite que o contato entreos dentes das duas engrenagens aconteça apenas em um ponto,permitindo uma ação conjugada, suave e sem muito deslizamento,próximo a uma condição de rolamento. A medida que as engrenagensgiram, o ponto de contato muda nos dentes, mas permanece sempre aolongo da linha de ação. A inclinação desta linha é definida peloângulo de pressão.
7 - Ângulo de Pressão
O ângulo de pressão θ num engrenamento é definido como oângulo entre a linha de ação e a direção da velocidade angular, demodo que a linha de ação está rotacionada a θ graus da direção derotação da engrenagem movida. As engrenagens são fabricadasatualmente com ângulos de pressão padronizados para diminuir ocusto no processo de fabricação. Os ângulos de pressão são 14.5
°
,20
°
e 25
°
, sendo o mais usado 20
°
.
8 - Geometria de contato entre engrenagens
A figura mostra um par de engrenagens imediatamente antes edepois do contato entre os dentes. As normais destes dois pontosde contato se encontram num chamado ponto primitivo. A relaçãoentre o raio da engrenagem motora e da movida permanece constantedurante o engrenamento.
Engrenagens
11
Outra maneira de se enunciar a lei de engrenamento de umamaneira mais cinemática é: as linhas normais ao perfil dos dentesem todos os pontos de contato devem sempre passar por um pontofixo na linha do centro, chamado de ponto primitivo.
9 - Interferência em dentes evolventais
Os pontos de tangência da linha de ação e dos círculos de basesão chamados pontos de interferência. Quando o dente ésuficientemente longo para se projetar para dentro do círculo debase do pinhão, a cabeça do dente da engrenagem tende a penetrarno flanco do dente do pinhão (se a rotação for forçada), a menosque tenham sido modificados os perfis caracterizando ainterferência. É uma desvantagem séria das