Engrenagens
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECANICA
ENGRENAGENS
DANIEL VARGAS
LEILIANE PETRI
LUCIANO FEUSER
LUIZ EDUARDO BONIN
MAIKO RAFAELI CORDEIRO
ROBESON LIMA
ELEMENTOS DE MÁQUINA
MARCOS FRANCISCO IETKA
Joinville - SC
2013
SUMÁRIO
ÍNDICE DE FIGURAS
INTRODUÇÃO
Engrenagens são usadas em vários tipos de máquinas e equipamentos. Estão presentes nas mais diversas aplicações: área da mobilidade (aérea, naval, agrícola, automotiva); área industrial (usinagem, produção, transporte, movimentação de carga, controle de qualidade, robôs); área comercial (equipamentos de controle, registradores, componentes eletrônicos); eletrodomésticos.
É um elemento de máquina razoavelmente complexo tanto para o projeto como para a fabricação e manutenção. Dependendo da aplicação exige projeto específico ou pode ser selecionada a partir das dimensões normalizadas. Utilizam-se engrenagens fundamentalmente na transmissão de movimentos com o objetivo de ganho de torque, controle do movimento, alteração de direção de movimento.
1. OBJETIVO.
Este trabalho tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos referentes ao tema de engrenagens, tais como seus conceitos, seu dimensionamento e sua utilização em diferentes de situações de translocação de movimentos em eixos e de redimensionamento de rotações em maquinas e equipamentos.
2. HISTÓRIA DAS ENGRENAGENS.
As engrenagens possuem uma história longa. Um aparato denominado “Carruagem chinesa apontando para o Sul,” supostamente usada para navegar pelo deserto de Gobi nos tempos pré-Bíblicos, continha engrenagens rudimentares. As engrenagens, definidas como componentes dentados que transmitem movimento de rotação de um eixo para o outro, estão entre os mais antigos dispositivos e invenções do homem. Sabendo que por volta de 2600 a.C. os chineses utilizaram uma carruagem provida de uma série complexa de engrenagens. Aristóteles, no século 4 a.C., escreveu