Engrenagem
Fotos de vários tipos de engrenagens
As mesmas são mais utilizadas pela segurança na funcionalidade, pela grande vida útil, pela boa resistência as sobrecargas e pela pequena manutenção. Embora possua também algumas desvantagens como o alto custo, o aumento do ruído durante o seu funcionamento e também um transmissão relativamente rígida, onde se faz necessário a utilização de um acoplamento elástico para a diminuição dos choques.
Para que um sistema funcione se faz necessária a utilização de pelo menos duas engrenagens, sistema esse que no início possuía engrenagens com as paredes externas lisas, mas com a necessidade de transferência de maiores torques se fez necessário à utilização de dentes.
Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico. Se a engrenagem menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a engrenagem maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.
Existem vários tipos de engrenagens e cada uma delas possui um determinado resultado, onde se fazendo necessário o estudo apropriado para a utilização. As engrenagens não só apresentam tamanhos variados, mas também se diferenciam em formato e tipo de transmissão de movimento.
Cônicas
Elas são empregadas quando as árvores se cruzam; o ângulo de intersecção é geralmente 90°, podendo ser menor ou maior. Os dentes das rodas cônicas têm formato também cônico, o que dificulta a sua fabricação, diminui a precisão e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cônica é usada para mudar a rotação e a direção da força, em baixas