Engenheiro mecânico
As turbinas a gás e a vapor são consideradas máquinas térmicas pois são capazes de converter energia térmica em energia mecânica ou trabalho.
A estrutura básica das turbinas é a mesma para todos os tipos existentes, podemos encontrar ainda turbinas hidráulicas e eólicas.
Todos os tipos de turbina citados anteriormente são compostos por um rotor dotado de um certo número de pás ou palhetas que estão ligadas a um eixo que gira sobre um conjunto de mancais, essa rotação do eixo se dá devido a força tangencial que o fluido de trabalho aplica sobre as palhetas do rotor.
Este movimento rotativo é utilizado para que se faça o acionamento de outros equipamentos como por exemplo, compressores, geradores e tantas outras máquinas existentes.
As turbinas são equipamentos muito complexos, por isso demandam muito cuidado na sua fabricação, todas as suas partes são cuidadosamente dimensionadas e instaladas, com os melhores materiais existentes, pois não é permitida uma falha nesse equipamento, principalmente quando um determinado tipo de turbina é aplicado na aviação por exemplo, onde uma falha poderia acarretar um desastre.
2. Turbinas a Gás
As turbinas a gás são compostas basicamente pelas seguintes partes: Compressor, câmara de combustão, eixo e turbina.
O compressor é constituído de duas partes, o compressor de baixa, fan ou ventilador e o compressor de alta.
O compressor de baixa tem como função admitir o ar que será utilizado pela motor, já o compressor de alta irá aumentar significativamente a pressão desse ar que foi admitido, para depositalo na câmara de combustão, essa parte da turbina é responsável por transformar um ar com alta velocidade em um ar com baixa velocidade e com alta pressão.
Despois que o ar passa pelo compressor ele entra na câmara de combustão com a pressão muito elevada, nessa câmara podemos encontrar bicos injetores e uma vela, onde a vela é reponsável por dar origem a centelha, sendo importante ressaltar que essa