Engenheiro Mecânico
A função dos cintos de segurança é reter os ocupantes nos assentos do veículo se este colidir contra um obstáculo. Pré-tensores do cinto de segurança melhoram as características de retenção de um cinto automático de três pontos e aumentam a proteção contra ferimentos. Num eventual impacto frontal eles puxam o cinto para mais perto do corpo, mantendo o tórax tão atado no encosto do banco quanto possível. Deste modo, evita-se um deslocamento excessivo dos ocupantes, causado pela inércia da colisão.
Num impacto, o pré-tensor do cinto elimina a folga do cinto e o “efeito rolo de filme”, enrolando e retesando o cinto. O efeito total deste sistema é atingido numa colisão a 50km/h contra um corpo rígido dentro de 20ms após o início da colisão, auxiliando assim o air bag que necessita aproximadamente 40ms para ser completamente inflado. Por este fator, os projetos de cinto de segurança com pré-tensores e air bag, são combinados por efeitos independentes de tempo, ou seja, o pré-tensor é acionado antes das bolsas do air bag. Depois disso, o ocupante ainda se desloca um pouco para frente pressionando o gás
(N2) para fora do air bag de modo que a energia cinética do ocupante é dissipada com relativa suavidade. Isso protege o ocupante de ferimentos, já que ele não se choca contra as estruturas rígidas do veículo.
Para uma ótima proteção, é necessário que durante a desaceleração do veículo os ocupantes se desloquem para frente de seus bancos o mínimo possível. Para isso a ativação do pré-tensor age praticamente no início da colisão e assegura a retenção imediada dos ocupantes.
Na ativação, o sistema dispara eletricamente uma carga pirotécnica propelente ou para alguns modelos, através de um sinal eletrônico. Nos casos pirotécnicos, a pressão crescente atua sobre um pistão que através de um cabo de aço gira o carretel do cinto, apertando o cinto contra o corpo. A figura abaixo identifica