Engenheira
KEMILIN APARECIDA SARTI MARTINS
R.U.: 622801
DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS AFRO-DESCENDENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS
ITAPEVA, SÃO PAULO
2012
KEMILIN APARECIDA SARTI MARTINS CAMPOS
R.U.: 622801
TELESSALA: PAP ITAPEVA-SP
TUTOR RESPONSÁVEL: Jéferson de Oliveira Zeferino
DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS AFRO-DESCENDENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS
ITAPEVA, SÃO PAULO
2012
Quais as dificuldades encontradas por alunos afro-descendentes de educação infantil em comunidades quilombolas e como a afetividade pode auxiliar esses alunos?
A Escola Municipal Profº Juarez Costa è uma escola de educação infantil e fundamental, situada em uma comunidade quilombola. Apesar da maioria dos alunos serem crianças negras, ali também concentra-se um número significante de alunos brancos e com deficiência, ou seja, é um exemplo claro de multiculturalismo.
Mas, apesar de ser uma escola quilombola, ainda há problemas em relação à discriminação racial, que infelizmente continua sendo a maior causa dos problemas educacionais de alunos afro-brasileiros em todo território nacional, a escola tem o dever de desempenhar um papel importante para a erradicação do racismo.
As crianças, ainda por menores que sejam já trazem uma identidade, uma cultura e assim como algumas análises de Paulo Freire, que propunha a esperança como valor fundamental para o indivíduo e também sobre a troca de experiências entre o educador e o educando, faz-se necessário dizer:
“A visão de mundo dos moradores de comunidades quilombolas é demonstrada através dos símbolos de que se utilizam para afirmar sua identidade: relembrando o passado, recriando a tradição, adaptando-a a realidade. O passado subsidia o presente para construir o futuro.”
Nesta mesma concepção, é correto afirmar que não somente o