Engenheira
• Metais
Não sao transparentes a luz visível , tem aparência lustrosa quando polidos, geralmente são resistentes a deformidades, são muito utilizados para aplicações estruturais.
Ex: roda para automóveis
• Cerâmicos
Geralmente são óxidos, nitretos e carbetos, isolantes de calor e eletricidade, são mais resistentes a altas temperaturas e ambientes severos que metais e polímeros, em geral são leves, com relação às propriedades mecânicas as cerâmicas são duras, porém frágeis.
Ex: Alumina
• Polímeros são geralmente compostos orgânicos baseados em carbono, hidrogênio e outros elementos não metálicos, são constituídos de moléculas muito grandes (macro-moléculas), apresentam baixa densidade e podem ser extremamente flexíveis, materiais poliméricos incluem plásticos e borrachas
Ex: Tubos condutores
• Compósitos
São constituídos de mais de um tipo de material insolúveis entre si, os compósitos são desenhados para apresentarem a combinação das melhores características de cada material constituinte.
Ex: exemplo e o compósito de matriz polimérica com fibra de vidro, o material compósito apresenta a resistência da fibra de vidro associado a flexibilidade do polímero.
• Semicondutores
Apresentam propriedades elétricas que são intermediarias entre metais e isolantes, as características elétricas são extremamente sensíveis a presença de pequenas quantidades de impurezas, cuja concentração pode ser controlada em pequenas regiões do material.
Ex: Filamentos para fios
• Biomateriais (Mat. Biocompatíveis))
São componentes para implantes de partes em seres humanos, matérias, cerâmicos, compósitos e polímeros podem ser usados como biomateriais.
Ex: Próteses
2- Cite de forma resumida as principais diferenças entre ligação iônica, covalente e metálica.
Ligações iônicas: são feitas entre átomos de eletronegatividade muito