Engenheira
Os ensaios de granulometria no presente trabalho foram realizados através dedois procedimentos: o primeiro, empregando-se o procedimento depeneiramento conforme recomendação da NBR 7181/84; o segundo, com ouso de defloculante (hexametafosfato de sódio) prescrito na NBR 7181/84 noprocedimento de sedimentação. Na preparação das amostras foi utilizado oprocedimento com secagem prévia ao ar conforme recomendação daNBR6457/84.
Introdução
A análise de granulometria dos solos é composta pelos ensaios de sedimentação e peneiramento.
O ensaio de sedimentação é utilizado para determinar a granulometria de solos compostos de materiais finos, como as argilas.
A determinação da granulometria do solo, no ensaio de sedimentação, é baseada na Lei de Stokes. Essa lei relaciona o tamanho da partícula com a velocidade com que ela sedimenta em um meio líquido. Dessa forma, quanto maior a partícula, mais rapidamente ela irá se depositar no fundo da proveta de ensaio.
O ensaio de peneiramento é utilizado principalmente para a determinação das frações mais grossas da amostra como o pedregulho e as areias.
Objetivo.
Proceder a realização do ensaio de granulométrica através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo.
O ensaio de sedimentação é utilizado para determinar a granulometria de solos compostos de materiais finos, como as argilas. É um ensaio de caracterização, que juntamente com o ensaio de peneiramento compõem a Análise Granulométrica dos solos.
A determinação da granulometria do solo, no ensaio de sedimentação, é baseada na Lei de Stokes. Essa lei relaciona o tamanho da partícula com a velocidade com que ela sedimenta em um meio líquido. Dessa forma, quanto maior a partícula, mais rapidamente ela irá se depositar no fundo da proveta de