Engenharia
ANALISAR A REALIDADFE DO DEFICIENTE HOJE 1.1 – A FAMÍLIA COMO CUIDADORA DO DEFICIENTE
O conceito de família mudou muito nesse início de século XXI, muitas foram as mudanças e padrões adquiridos pela família na atualidade, os relacionamentos e os laços familiares estão cada vez mais dimuídos.
A família é uma esfera social que de grande importância que sofre ao longo dos anos grandes abalos internos e grande interferência externa que passam a influenciar nos papéis sociais e culturais atribuídos a homens e mulheres em diversos contextos históricos.
No Brasil a Constituição Federal de 1988 institui duas profundas alterações no que se refere à família: 1)-a quebra da chefia conjugal masculina, tornando a sociedade compartilhada em direitos e deveres pelo homem e pela mulher; 2)o fim da diferenciação entre filhos legítimos e ilegítimos, reiterada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado em 1990,que os define como “sujeitos de direitos”.(Família,Redes,Laços e Políticas Públicas,Cynthia A.Sarti,pg.24) Devido a essas várias transformações no núcleo familiar não é possível definir um modelo da família ideal, pois é difícil definir os tipos de relacionamentos estabelecidos entre irmãos,entre pais e filhos e entre marido e mulher na família contemporânea que comporta diversos arranjos.
A família é a base para o indivíduo, pois o indivíduo desde seu nascimento até a vida adulta, irá refletir o que ele aprendeu com a família, sua forma de agir, de falar, seus valores, seus valores, sua maneira de enxergar o mundo vem de seus referenciais sociais e culturais que ele vivenciou em determinados momentos no núcleo familiar.
A partir das experiências vividas e dos referencias sociais e culturais, cada família dará uma versão de sua história, o que leva a terma uma significado diferente para cada uma.
As funções de cada família dependem em grande parte da faixa que cada uma delas ocupa na organização social e na economia do país a