Engenharia
1- Descreva o fenômeno da formação de cavacos? Recalque do material da peça contra a face da ferramenta
2) Material recalcado sofre deformação plásticaque aumenta progressivamente até atingir a tensão de cisalhamento necessária ao deslizamento. Inicia-se o deslizamento do material recalcado segundo os planos de cisalhamento. Os planos instantâneos definem uma região entre a peça e o cavaco denominada região de cisalhamento.
3) Com a continuidade da penetração da ferramenta (movimento relativo) ocorre ruptura parcial ou completa na região de cisalhamento, dependendo das condições de usinagem e ductilidade do material
4) Com a continuidade do movimento relativo (peça/ferramenta) ocorre o escorregamento da porção de material deformado e cisalhado (cavaco) sobre a face da ferramenta. O processo se repete, sucessivamente, com o material adjacente.
2- Quais as características dos cavacos ( tipos e Formas)?
3- O que é coeficiente volumétrico de cavaco ?
O coeficiente volumétrico (equação 5) é um índice definido como a razão entre o volume ocupado pelo cavaco (Vcav) e o volume ocupado pela mesma quantidade, em massa, do mesmo material (Vp).
4- Quais as maneiras de modificar a forma do cavaco e explique cada uma delas?
5- O que são quebra cavacos postiços?
(superfícies de saídas das ferramentas com formatos especiais). No passado os chamados quebra-cavacos postiços já foram, também, utilizados. Eles têm a vantagem de poderem ser posicionados adequadamente na superfície de saída da ferramenta para cada aplicação. Mas por serem mais um item de estoque a controlar, além de depender muito da habilidade do operador para garantir sua eficiência, caiu em desuso.
Os quebra-cavacos integrais tornaram assim, um fator de pesquisa e de alto investimento por parte dos fabricantes de ferramentas de corte. Todos os fabricantes possuem em sua linha de produtos o projeto