Engenharia
Este estudo tem o objetivo de promover a otimização de processos em uma empresa de usinagem que, no momento atual, tem enfrentado problemas em relação ao tempo de entrega do produto final para o cliente e onde não são adotadas técnicas para eliminar os desperdícios e tornar sua produção mais eficiente.
Nesta empresa, a matéria prima utilizada é a barra de ferro, que passa por várias operações de usinagem até se tornar a peça acabada que será entregue às indústrias do setor automobilístico.
Tendo em vista que através de estudos referentes ao tempo da produção, da quantidade de setups realizados para usinar cada peça, da análise de estoque e matéria prima e dos recursos de mão-de-obra e energia disponíveis é possível identificar as falhas do processo. Com isso é admissível estabelecer métodos para melhorar a produtividade e o tempo de entrega do produto
O resultado obtido, após estudos e levantamento de estratégias, tem grande importância sobre a tomada de decisão, já que a mudança acarretará melhorias significativas e com isso auxiliará a empresa a recuperar sua posição no mercado atacadista de peças usinadas.
Referencial Teórico
A constante busca por inovação tecnológica e por índices de produtividade cada vez mais elevados tem efeito direto no avanço dos processos produtivos. Onde no cenário do mercado atual, a qualidade e a diferenciação dos serviços e produtos são critérios competitivos que colaboram para o sucesso da empresa.
Neste trabalho, a atividade industrial abordada foi a Usinagem de Metais. Para SCHUTZERE E SCHULZ (2003) o processo de usinagem representa o avanço da tecnologia no setor produtivo, ainda sendo reconhecida como a atividade industrial mais popular do mundo. Atualmente a Usinagem é considerada como uma das bases da siderurgia, tendo em vista que este processo foi bem requisitado no período da Revolução Industrial.
Nos dias atuais, com as frequentes mudanças que tem acontecido no mercado global, a gestão da cadeia