Engenharia
A idéia principal do desenvolvimento sustentável é promover o desenvolvimento com equidade planetária e preservando o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável orienta-se por um valor: a dignidade da pessoa humana e pelo princípio da não-violência.
2 QUE É NÃO-VIOLÊNCIA?
A violência pode ser definida como "ação internacional (de um indivíduo ou grupo) que provoca uma modificação prejudicial no estado psicofísico da vítima (pessoa ou grupo de pessoas)". Feita a definição da violência, cabe agora fazer a definição da não-violência, que pode ser definida como a ausência da violência, ou seja, ação internacional que não provoca uma modificação prejudicial na pessoa ou grupo de pessoas destinatários da ação.
A não-violência não é uma resistência passiva, mas sim outra forma de agir. A ação não violenta parte de um conhecimento da ação violenta e cria uma alternativa a ela. A não-violência é, também, uma resposta eficaz contra a violência, tendo em vista a preservação da integridade psicofísica do ser humano.
2.1 O poder não violento: Hannah Arendt e Mahatman Gandhi
Na concepção arendtiana, a convivência pacífica entre os homens é o fator que propicia a ação conjunta e é essa ação que é geradora de poder. Para Hannah Arendt, a geração de poder não é resultado de um trabalho, mas a conseqüência da ação conjunta dos homens e mulheres, a qual propicia a revelação de cada indivíduo em sua específica singularidade.
A ação não violenta é a única forma de ação que possibilita o encontro dos homens e mulheres através da palavra. A ausência da violência é necessária , pois na atividade humana da ação, não se objetiva atingir determinado fim, mas a descoberta de uma meta comum que sirva como elemento aglutinador.
A não-violência ocupa um papel central no pensamento de Gabdhi, ele cria o termo satyagraha, formado pela união de duas palavras sânscritas satya (verdader) e agraha (estar conectado). A finalidade