engenharia
A engenharia do produto abrange, dentro da engenharia de produção, o conceito de desenvolvimento de produtos. De acordo com Chiavenato (2005), denomina-se desenvolvimento de produtos a área que cuida de todos os estudos e pesquisa sobre criação, adaptação, melhorias e aprimoramento dos produtos produzidos pela empresa. É graças ao desenvolvimento de produtos que surgem inovações: produtos novos, modificações parciais ou totais nos atuais produtos, novas características, diferentes componentes etc.
-Processo de desenvolvimento do produto (PDP)
Desenvolver produtos consiste no conjunto de atividades realizadas a partir de uma pesquisa de mercado, das necessidades de um público em geral das possibilidades de desenvolvimento e suas restrições tecnológicas e econômicas. É preciso considerar as estratégias competitivas e de produto da empresa, se chegar às especificações de projeto de um produto e de seu processo de produção, para que a manufatura seja capaz de produzi-lo, tão importante também e acompanhar o produto após o lançamento para se realizar as eventuais mudanças necessárias, planejar a descontinuidade do produto no mercado e incorporar no processo de desenvolvimento as lições aprendidas ao longo do ciclo de vida do produto.
-Projeto do produto
O projeto concentra-se em uma parte crítica do ciclo de vida de um produto - conceito do novo produto até um protótipo aprovado - e contempla as seguintes etapas: desenvolvimento de ideia, análise do mercado, definindo o preço que está disposto a pagar pelo produto, definição das especificações do produto e desenhos de engenharia, determinação do processo de produção com especificação dos equipamentos necessários a sua produção, definição e especificação dos materiais aplicados e indicação de seus fornecedores, controle de qualidade de insumos e dos produtos, definição das fichas dos processos contemplando os custos e os tempos das operações, bem como a logística de distribuição do produto,