Engenharia
1
Tipos de medidores ensaiados: venturi e placa de orifício.
Objetivos: 1. Evocar o cálculo da vazão teórica nestes medidores.
Q teórica v teórica A
A velocidade teórica foi obtida aplicando-se a equação de Bernoulli, manométrica e da conservação em massa entre as seções de aproximação (1) e a seção mínima, que para o Venturi é AG e para a placa de orifício é AO. Venturi:
2
Placa de orifício:
v teórica
p aproximação p seção _ mínima 2g fluido_ que_ escoa D mínima 1 D aproximação
4
Hg água 2gh água D mínima 1 D aproximação
4
2. Obter a curva de calibração do aparelho medidor de vazão
Apesar de ser uma curva particular, ou seja, valer somente para o fluido ensaiado e nas condições de ensaio, é uma curva que pode ser facilmente utilizada.
3
3. Obter a curva característica do medidor Venturi:
Placa de orifício:
As curvas acima são curvas universais e esta é sua grande vantagem, porém só podem ser utilizados por técnicos da área. Importante: em ambas o número de Reynolds de aproximação (Re1) é calculado Q real com a vazão real e C d , onde a vazão real é obtida no reservatório Q teórica superior:
4
5
4. Tabela de dados: Temperatura = Atanque = Daproximação = D1 = Dmínimo = Ensaio 1 2 3 4 5 6 5. Tabela de resultados: Ensaio 1 2 3 4 5 6 hmedidor
(mm)
hmedidor (mm)
h (mm)
t (s)
Qreal (m³/s)
Qreal (L/s)
Qteórica (m³/s)
Cd
v1 (m/s)
Re1
6
6. Resolver os exercícios 1.
2. .
7
3. Sabendo que o Venturi a seguir tem um coeficiente de vazão igual a 0,98, pedese determinar a vazão real do escoamento, são dados: A1 = 10 cm²; A2 = 5 cm²; água = 1000 kgf/m³ e Hg = 13600 kgf/m³
8