Engenharia
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
Relatório apresentado à disciplina de Mecânica dos Solos I, sob a orientação do Professor Joaquim de Oliveira como nota parcial do 1º GQ.
- Recife -
Fevereiro de 2013
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE
EDUARDA GENUÍNO MARLON BRANDÃO ARTHUR FRAGOSO NY68 - 0
- Recife –
Fevereiro de 2013
Desenvolvimento dos experimentos
Na primeira aula de laboratório foi desenvolvido um experimento para determinar a umidade de um solo das mais diversas formas. Formas essas que se adequassem para todas as necessidades dos meios mais distintos. Exemplo: Canteiro de obra e laboratório. Esses métodos para determinação da umidade são: Determinação no álcool, determinação no Speedy e determinação na estufa.
Determinação da umidade no álcool
Este método fixa o modo pelo qual se determina a umidade de solos e de agregados miúdos pelo emprego de álcool etílico. A umidade se determina pela adição de álcool à amostra e a sua posterior queima. Método mais utilizado em campo e de menor precisão. Sendo esse um método aprovado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa (LNEC) S2-53. • Método M88/94 do DNER-DPT.
1. Preparação da amostra:
Para análise foram consideradas 3 amostras de 50g de solo, passando na peneira de 2,0 mm.
2. Passo a passo:
É pesada a cápsula que é o suporte do material que vai ser utilizado para tara no momento das pesagens do solo úmido e seco, após a queima.