engenharia
A lubrificação é uma operação que consiste em introduzir uma substância apropriada entre superfícies sólidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos. Essa substância apropriada normalmente é um óleo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfícies sólidas. Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfícies sólidas fazem com que o atrito sólido seja substituído pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfície sólida e um fluido.
Nessas condições, o desgaste entre as superfícies será bastante reduzido. Além dessa redução do atrito, outros objetivos são alcançados com a lubrificação, se a substância lubrificante for selecionada corretamente: menor dissipação de energia na forma de calor; redução da temperatura, pois o lubrificante também refrigera; redução da corrosão; redução de vibrações e ruídos; redução do desgaste. Lubrificantes
Os lubrificantes podem ser gasosos como o ar; líquidos como os óleos em geral; semi-sólidos como as graxas e sólidos como a grafita, o talco, a mica etc.
Contudo, os lubrificantes mais práticos e de uso diário são os líquidos e os semi-sólidos, isto é, os óleos e as graxas.
Lubrificação e Lubrificantes:
Lubrificação
É um dos mais importantes processos de conservação de energia utilizados no mundo atual.
É a aplicação de uma substância (lubrificante) entre duas superfícies em movimento relativo para evitar o contato direto.
Evita-se as perdas de energia pela diminuição: do atrito do desgaste e da geração de calor
Atrito
Um corpo só desliza sobre outro se for vencida a força contrária imposta pela aspereza ou rugosidade das superfícies de contato dos corpos (força de atrito)
SÓLIDO – ocorre entre corpos rígidos sem qualquer elemento entre eles;
FLUIDO – se houver um fluido entre as superfícies;
ATRITOS:
ESTÁTICO –Enquanto o corpo