Engenharia
São pontos na pintura que se levantam em formato de bolhas. Podem ser muito pequenos (micro) ou maiores. Normalmente, aparecem em pontos isolados e tem sua causa bem evidente.
Causas e Soluções
Causa: Em repintura sobre tinta de má qualidade, a umidade da tinta nova pode se infiltrar na antiga e provocar bolhas.
Solução: Raspar, remover e lixar as áreas afetadas. Aplicar uma demão de Fundo Preparador e repintar.
Causa: A parede apresentou infiltração de umidade que ocorrem principalmente em rodapés, parede de divisa, muros encostados em barrancos, lajes, etc.
Solução: Contatar profissional especializado para encontrar a origem da umidade e proceder com a solução. Repintar, utilizando técnicas de repintura recomendada pelo fabricante.
DESCASCAMENTO
É quando a tinta começa a se soltar da superfície, em geral ocorre por falta de aderência em superfícies que receberam pintura sobre partes soltas, reboco não curado, superfícies com brilho ou com Infiltração de umidade.
Causas e Soluções
Causa: A superfície, como madeira ou metal, apresenta um acabamento liso ou com brilho, prejudicando assim a aderência.
Solução: Raspar, lixar até remoção completa do brilho e das partes soltas; Certificar-se de que a superfície está porosa; Remover o pó; Repintar.
Causa: A superfície apresentou infiltração de umidade, originando o descascamento.
Solução: Contratar profissional especializado para encontrar a origem da umidade e proceder com a solução. Repintar, utilizando técnicas de repintura com problemas indicada pelo fabricante.
EFLORECÊNCIA
É caracterizada pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas na superfície pintada.
Obs: Dependendo da cor, a mancha pode apresentar outra coloração, como amarelada.
Causas e Soluções
Causa: Acontece quando a tinta foi aplicada sobre reboco úmido ou devido à infiltração. Isso ocorre devido à migração de umidade do interior para o exterior, em paredes de reboco novo ou velho, cimento, fibrocimento, tijolos etc.,