engenharia
TEMPOS MODERNOS
São Paulo-SP
2014
Kamila Cristina Lemos
CRITICAS SOBRE O FILME TEMPOS MODERNOS
Critica apresentada como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Engenharia do trabalho, no Curso de Engenharia de Produção, na Universidade Anhembi Morumbi.
Prof.Carlos
São Paulo-SP SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
3. REFERÊNCIAS 6
1. INTRODUÇÃO Charlie Chaplin soube retratar bem com brilhantismo, no filme “Tempos Modernos”, a situação pela qual passava o homem com o advento da Revolução Industrial. Sem duvida, a inovação da máquina a vapor foi o primeiro passo para uma transformação assustadora que mais adiante se refletiria na vida do homem. Essa invenção tão significativa para a historia da humanidade desencadeia não só uma revolução tecnologica, mas também, uma revolução de habitos, costumes, e valores.
A busca incessante de bens e valores fez com que repentinamente o homem artesão torna-se um operario de fabrica. Nos ultimos tempos iniciamos um processo de desenvolvimento tão avançado que nos comportamos exatamente como o personagem vivido por Charlie Chaplin. Hoje há poucos operarios de fabrica inseridos no mercado de trabalho apertando tantos parafusos e são tão estressados quanto os do filme
2. DESENVOLVIMENTO
O filme tempos modernos começou a ser exibido em 1936, com produção de Charles Chaplin, ator principal, que mostrava a vida na cidade em tempos de crise. Esse filme é bastante marcante, pois desperta reflexões sobre o mundo moderno e o capitalismo bruto.
Carlitos era empregado de uma indústria baseada no fordismo, onde os trabalhadores eram submetidos a um grande esforço físico, mental e emocional. Afinal, os operários trabalhavam de modo excessivo, sempre com os mesmos movimentos, eram tratados como animais e vigiados o tempo todo.
Uma parte do filme que deixa evidente o