Engenharia
A equação da chuva para a Grande Vitória foi desenvolvida pelo Prof. Robson Sarmento da Universidade Federal do Espírito Santo. Intensidade para a Grande Vitória Intensidade de precipitação, expressa em milímetros por hora (mm/h);
- Intervalo ou período de recorrência, expresso em anos; - Duração da precipitação, expressa em minutos;
Tempo de Concentração
Como a intensidade é inversamente proporcional a esta duração, o seu valor máximo corresponde à menor duração para a qual a contribuição é máxima. O tempo que satisfaz a esta condição é definido por “tempo de concentração da bacia”.
A expressão mais utilizada para o estabelecimento deste tempo de concentração, em obras rodoviárias, é a fórmula do “Califórnia Culverts Pratice”, adotada pelo Califórnia Highway and Public Works, em que : , onde : = Tempo de concentração em minutos; = Extensão do talvegue em Km; = Desnível do talvegue em m.
Como, entretanto para obras de drenagem envolvidas pelos sistemas abordados as bacias contribuintes são de dimensões diminutas, como tempo mínimo, para o qual a precipitação pode-se transformar em escoamento superficial, a duração de 5 minutos.
1 - Considerações Preliminares
As estradas, quaisquer que sejam a sua natureza ou padrões construtivos, estando destinado ao desempenho de uma função sócio-econômico de grande envolvimento público, devem ser dotadas de predicados qualitativos que se podem resumir em:
Eficiência
Segurança
Durabilidade
Claro é que estes índices se correlacionam intimamente, sendo que, ao longo do tempo, a preservação da eficiência e da segurança dependem diretamente da durabilidade.
Pode-se assim definir que a melhor estrada é aquela que por mais tempo assegurará aos usuários as melhores condições de eficiência e segurança.
Entre os principais fatores que diretamente afetam a durabilidade das estradas e, conseqüentemente das ferrovias, destacam-se o sistema de