Engenharia
Introdução
Este trabalho objetiva apresentar a proposta sobre a eficácia do Gerenciamento de Riscos em Projetos analisando de uma forma coerente e sobre tudo criteriosa, parâmetros, variações de custos e de prazos dentre os demais problemas potenciais e característicos da Construção Civil. A nova realidade na economia brasileira nos impõe uma necessidade de crescimento rápido visando sanar os principais problemas de infraestrutura do país.
Nesse contexto, novas modalidades de contratações foram criadas com a função de facilitar o aceleramento e o desenvolvimento do mesmo. No entanto, os prazos exíguos para desenvolvimento do empreendimento fez com que fossem buscadas outras formas de otimizar o mesmo, adotando assim a prática de gerenciar eventuais riscos em projetos nas quais são desenvolvidos em paralelo ou com pouca defasagem na fase de construção.
O fator prazo é critico a identificação, quantificação e monitoramento de riscos em projetos nos quais o cumprimento das datas é mandatório. Para o Gerenciamento de Riscos em Projetos, utiliza- se a identificação e quantificação do fator ou evento de risco.
Para ajudar ainda mais o entendimento de Gerenciamento de Riscos e as etapas usadas no método acima explicado, abaixo estão alguns conceitos usados no gerenciamento de riscos.
Riscos: O risco é uma perda em potencial para a organização. O risco pode ser medido através do processo de análise de risco.
Análise de risco: A análise de risco é uma avaliação dos recursos de informação de uma organização, seus controles e suas vulnerabilidades. Ela combina a possibilidade de perda de cada recurso com sua taxa estimada de ocorrência para estabelecer o grau de prejuízos financeiros, ou de outra ordem, que essa perda poderá ocasionar. Na verdade, a análise de riscos combina a probabilidade de ocorrência com a gravidade dos danos causados por sua ocorrência.
Ameaça: Existe um risco de um meteoro cair na cidade onde você