Engenharia
RESUMO
Esta pesquisa busca investigar sobre a violência na escola e consequentemente na sociedade, pois sabemos que a violência é um problema social que está presente dentro das escolas e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo.
Palavras-chave: violência, família, escola e sociedade.
1 - INTRODUÇÃO
A violência nas escolas não é nada novo, não deveria acontecer, pois escola é um lugar de formação de ética e da moral dos sujeitos, sejam eles: alunos, professores ou demais funcionários.
A violência na escola atualmente se tornou um grave problema social com o surgimento de armas nas escolas, incluindo armas de fogo. Com isso deixaram de ser área protegida e perderam parte de seu vinculo com a sociedade.
A sociedade vem deparando com o aumento de violências nas escolas, sendo: agressões verbais e físicas, com isso despertou a atenção dos órgãos governamentais.
O objetivo desse trabalho é fazer uma breve abordagem sobre a violência na escola, uma reflexão sobre o papel da família na educação e da sociedade, será relatada episodio de violência ocorrida no ambiente escolar e qual será o papel do educador para a prevenção da violência nos dias de hoje.
2 – A VIOLENCIA NA FAMILIA
3 – A VIOLENCIA NA ESCOLA
Em estudos sobre a violência, a insegurança no meio escolar tem preocupado num todo a sociedade e podemos considerar os crimes, furtos, assaltos, extorsões, trafico, consumo de drogas e sentimento de insegurança e muito mais como atos de violência.
A violência escolar pode ser de frutos de algumas situações de indisciplina que originam de um comportamento mais agressivo. Para combater a violência na escola tem que analisar a forma de como organizar pedagogicamente para deter a violência não só no interior da escola como fora da escola.
Alguns anos atrás consideravam que a violência escolar era um grito do professor com o aluno em sala de aula, uma reguada que o professor dava ao