Engenharia
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
INDUÇÃO MAGNÉTICA GERADA POR UMA CORRENTE ELÉTRICA NUM CONDUTOR RETILÍNEO
ROTEIRO 09
PROFESSOR ORIENTADOR: EVANDRO
TURMA: D
GUILHERME GUIMARÃES DE CARVALHO – 212 77 154
LUAN ALVES OLIVEIRA – 212 77 112
22 – 08 – 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS GERAIS 7
3. MATERIAIS NECESSÁRIOS 7
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 8
5. CONCLUSÃO 11
REFERENCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
1.1. Indução Magnética
A indução magnética que age em condutores percorridos por corrente, em um campo magnético, é muito importante, e através de seu conhecimento podem-se explicar os fenômenos magnéticos. Cargas elétricas em movimento originam campo magnético. Estando a carga elétrica em movimento em um campo magnético, há uma interação entre esse campo e o campo originado pela carga.
Ao nos depararmos com um problema que envolve o campo magnético gerado por uma corrente elétrica, geralmente encontramos dificuldades para determinar a direção e o sentido do vetor indução .
De acordo com o Experimento de Oersted, ao se colocar uma bússola próxima a um fio percorrido por uma corrente elétrica, a agulha dessa bússola sofre um desvio. Assim, Oersted concluiu que, a exemplo dos imãs, toda corrente elétrica gera, no espaço ao seu redor, um campo magnético.
A forma mais fácil para se determinar essa direção e sentido é a utilização da regra da mão direita. O polegar está indicando o sentido da corrente elétrica que está atravessando o fio, enquanto os demais dedos estão dobrados envolvendo o condutor em uma região onde seria colocada a bússola. Observamos aqui que os dedos indicam o giro do polo norte da agulha da bússola.
Esse sentido é o mesmo do vetor indução magnética , gerado pela corrente elétrica.
1.2. Leis fundamentais da indução magnética
Ao