engenharia
A bacia hidrográfica é a área da superfície terrestre na qual as águas superficiais de um rio e seus afluentes convergem para um rio principal, pela força da gravidade.
Todo mundo vive em uma bacia hidrográfica. Em geral, essa mesma bacia hidrográfica fornece a água que chega às torneiras de nossas casas.
A importância do conceito da bacia hidrográfica está no fato de que, dentro de uma bacia, há uma profunda interdependência dos seres vivos que dela se servem, entre si e com o ambiente, incluindo as populações humanas.
Ações pontuais que afetam os recursos hídricos dentro dessa área, como a poluição, o represamento ou o desvio de cursos de água têm grande impacto em sua dinâmica e na manutenção da sua integridade.
As interferências entre bacias também geram impactos importantes. Se uma cidade ou empresa bombeia água de uma bacia hidrográfica vizinha, poderá afetar as pessoas que vivem naquela região de onde a água foi exportada.
O conceito de bacia hidrográfica é especialmente importante na gestão dos recursos hídricos, porque exige uma visão mais abrangente e colaborativa da administração pública. Nesse processo, as fronteiras políticas e administrativas saem do primeiro plano, para dar lugar à sinergia e cooperação entre vizinhos de bacia.
A gestão de bacias hidrográficas leva em consideração a composição geológica do solo, os biomas e as populações humanas presentes na área, assim como as atividades humanas existentes que demandam o recurso hídrico, como o abastecimento, agricultura, indústria, geração de energia, entre outros. Tudo isso deve ser levado em consideração ao avaliar riscos e vulnerabilidades, a vocação da região e o