engenharia
A manutenção existe desde os primórdios da civilização, podendo ser identificada no ato de afiar um instrumento de caça ou substituir a corda de um arco. Com relação ás maquinas e equipamentos, pode-se afirmar que a manutenção acompanha a sua evolução, desde as primeiras maquinas a vapor até os dias atuais.
Manter é conservar, sustentar. Qualquer componente físico que se deseje estar em condições de executar um trabalho para qual foi projetado, dentro de um nível de desempenho esperado ou exigido, deve ser objeto de manutenção.
Segundo o dicionário Aurélio, manutenção significa “as medidas necessárias para a conservação ou permanência, de alguma coisa ou de uma situação” e ainda “os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e maquinas” (FERREIRA, 1999, p.1279).
O conceito predominante da manutenção, até bem pouco tempo, era o de “restabelecer as condições originais dos equipamentos e sistemas”. Hoje, o conceito é “garantir a disponibilidade da missão dos equipamentos e instalações de modo a atender um processo ou de serviço, com confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custo adequados” (KARDEC; NASCIF, 2006, p. 22).
A norma NBR 5462 (1994), define manutenção como:
a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida. Manutenção pode incluir como atividade a modificação de um item ou de um processo (ABNT 5462, 1994).
Para Lafraia (2002, p. 161), manutenção pode ser definida como o conjunto de ações destinadas a manter ou recolocar um item num estado no qual pode executar sua função requerida”.
Mirshawka e Olmedo (1993, p. 14 apud SILVA 1994, p. 13) definem manutenção como “o conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas e nuiteparâmetros de disponibilidade, de qualidade, de prazo, de custos e de vida útil adequados”. Nesta definição