Engenharia
O relevo corresponde às irregularidades contidas na superfície terrestre, sua formação pode ter duas origens provenientes de fatores endógenos (internos) e exógenos (externos).
Esses processos sejam eles endógenos ou exógenos são processos geológicos responsáveis pela formação e modificação do relevo e por consequência a implantação dos rios.
Sumário
1. Introdução 1
2. Conhecimentos Gerais de Geomorfologia e Topografia Fluvial 2
3. A importância dos processos geológicos na implantação dos rios 6
4. Conclusão 21
5. Referências Bibliográficas 22
1. Introdução O relevo corresponde às irregularidades contidas na superfície terrestre, sua formação pode ter duas origens provenientes de fatores endógenos (internos) e exógenos (externos).
Processos endógenos: são aqueles que acontecem internamente (no interior da crosta terrestre), como o vulcanismo ou o tectonismo.
Processos exógenos: são aqueles que acontecem externamente (na superfície terrestre), como a ação dos ventos, do clima, dos rios, etc.
Ambos contribuem para a formação do relevo. Forças com origens diferentes, mas atuando no mesmo local. É necessário compreender que o tempo é um fator importantíssimo na morfodinâmica (gênese, dinâmica das formas do relevo). Sendo que, dependendo da ação, pode variar aproximadamente:
• Morfoestrutura = base ou forma inical da crosta-terrestre: 1 milhão de anos.
• Morfoescultura = agentes modeladores da estrutura: 1000 anos
• Ação Antrópica = interferência do homem: 20 anos
PROCESSOS ENDÓGENOS Os processos endógenos mais importantes estão relacionados aos movimentos tectônicos - as grandes cadeias de montanhas que deles resultam.
Os tipos de deformação ocasionados pelos movimentos tectônicos podem ser de duas ordens: 1- Epirogênicos = movimentos de subida ou de descida de grandes áreas da crosta terrestre, de modo lento. Caracteriza-se por um reajustamento isostático de áreas denominando assim os movimentos verticais lentos