Engenharia
O grau de salinidade da água não é apenas uma questão de preferência pessoal. Os aquários de água doce são mais fáceis de manter e por isso são recomendados a iniciantes.
Água Doce Tropical
Os aquário de água doce tropical exigem uma temperatura que deve rondar os 25ºC, dependendo das espécies que o habitam. Ao contrário do que inicialmente se poderia pensar, os aquário de água doce tropical são os mais fáceis de manter. Exigem mais equipamento do que os aquários de água fria, mas o ambiente é mais fácil de controlar.
Os peixes destes habitates são geralmente coloridos, resistentes e mais pequenos do que os primos marinhos. Devido à sua beleza, pouca necessidade de espaço e facilidade de manutenção, os aquário de água doce tropical são os ambientes mais populares entre os aquariófilos. Os peixes tropicais de água doce são fáceis de encontrar no mercado e a oferta é muito variada.
PRINCIPAIS PEIXES DE ÁGUA DOCE TROPICAL
Combatente Siamês (Beta) – Resistente, territorial, de barbatanas sumptuosas e cores garridas, o Betta é um bom peixe para iniciantes. MUITO AGRESSIVO
Platis
Este peixe vivíparo reproduz-se facilmente em cativeiro. Devido à sua sociabilidade e cor é popular em aquários comunitários.
Nome Popular: Plati
Nome Científico: Xiphophorus maculatus
Família: Poecilídeos
Habitat: América Central: México, Guatemala e Honduras pH: 7.2 a 7.6
Temperatura: 24º a 28ºC
Dureza: 10 a 25 dGH
Tamanho Máximo: 7cm
Sociabilidade: Grupo
Agressividade: Pacífico
Manutenção: Fácil
Zona do Aquário: Meio
Aquário Mínimo: 50L
Alimentação: Onívoro. Rações em flocos, spirulina e alimentos vivos.
Características: Peixes dóceis e muito populares. Em seu estado selvagem possui coloração levemente esverdeada. Já exemplares domésticos podem ser encontrados em diversas cores como laranja, amarelo, vermelho e outras cores. Há duas espécies de Platis semelhantes, Xiphophorus maculatus e Xiphophorus variatus, que variam principalmente em relação