Engenharia
TERMODINÂMICA
Origem da palavra: do grego termo (calor) e dinâmica (força); Estuda as relações envolvendo calor, trabalho mecânico, energia e transferência de energia; Exemplo: motor de um carro → é gerado calor pela reação química do oxigênio e da gasolina vaporizada nos cilindros do motor → o gás aquecido pressiona os pistões para dentro dos cilindros realizando trabalho mecânico → que é usado para impulsionar o carro.
TERMODINÂMICA
A Termodinâmica não considera nem o mecanismo que proporciona a troca de calor e nem a taxa com que ela ocorreu. A termodinâmica lida com estados de equilíbrio da matéria, determinando a quantidade de calor para que um sistema passe de um estado de equilíbrio para outro. Portanto, uma vez que a transferência de calor ocorre num processo de desequilíbrio térmico, a termodinâmica é incapaz de quantificar a taxa na qual a transferência de calor ocorre.
TERMODINÂMICA
Por que é importante estudar termodinâmica?
Melhorar a eficiência térmica dos motores (capacidade de transformar a energia do combustível em trabalho útil), para minimizar as consequências da poluição ambiental.
A primeira lei da termodinâmica é uma das mais importantes leis da natureza, apesar de não poder se provada, nenhum processo ocorre na realidade sem que esta lei seja satisfeita. Ela estuda as relações existentes entre as diversas formas de energia.
PROCESSOS E CICLOS TERMODINÂMICOS
Processos termodinâmicos: sucessão de estados termodinâmicos provocados pela mudança nas condições termodinâmicas de um ponto a outro.
Processo isotérmico. Processo isométrico. Processo isobárico.
Se a sucessão de estados termodinâmicos for tal que ao final voltamos ao ponto de partida, estaremos lidando com ciclos (termodinâmicos). Máquinas Térmicas são projetadas para trabalhar ciclicamente, ou seja, continuamente.
PROCESSOS E CICLOS TERMODINÂMICOS
Existem processos ideais