Engenharia e Gestão Industrial
Proposição de um indicador geral de desempenho utilizando AHP
Paulino G. Francischini (USP) pgfranci@usp.br
Gabriela M. Cabel B. (USP) gcabel@usp.br
Resumo:
O objetivo deste artigo é propor uma forma de avaliação de desempenho de uma unidade de análise, através de um indicador, denominado ipgf, que verifique se a unidade está cumprindo as metas propostas. A idéia central é transformar todos aqueles indicadores em percentuais de cumprimento das metas e, através da aplicação do conceito de AHP, permitir uma comparação da importância relativa entre os indicadores. O ipgf é, portanto, uma soma ponderada destes percentuais de cumprimento de metas que fornece uma avaliação geral do desempenho da unidade de análise.
Palavras chave: indicadores, desempenho, AHP.
1.
Introdução
Uma das maiores dificuldades na avaliação de desempenho de empresas, departamentos, setores ou grupos de trabalho é ponderar qualitativamente como aquela unidade de análise está cumprindo as suas metas. Observa-se que, válidos ou não, as unidades dispõe de indicadores que são atualizados e analisados periodicamente, mas quanto maior o número de indicadores e metas a cumprir, maior a dificuldade de uma avaliação global do desempenho da unidade.
Por exemplo, uma unidade possui sete indicadores em seu quadro de gestão a vista e algumas metas são cumpridas e outras não. Cabem as perguntas: as metas cumpridas são as mais importantes para o desempenho geral da empresa? E as demais metas são igualmente importantes? Enfim, entre tantas metas a cumprir, como está o desempenho geral da unidade?
A primeira dificuldade de comparação está na incompatibilidade das unidades entre os diversos indicadores pelos quais a unidade é medida. A segunda é a falta de priorização entre as metas, uma seja, a definição de uma importância relativa entre elas. A terceira dificuldade é, muitas vezes, a