A metafísica de Aristóteles
Leticia Fernanda, Mikaelle Xavier.
A METAFÍSICA DE ARISTÓTELES
Diferença entre Aristóteles e seus predecessores
É atribuída o nascimento da ontologia a Aristóteles, mesmo tendo inicio com Platão e Parmênides, sendo quem foi ele quem formulou a ideia de ter uma disciplina que estudasse o Ser.
Aristóteles não julga o mundo das coisas sensíveis como uma aparência ou uma ilusão. Ele afirma que o ser da natureza existe e é real. Logo quem prova essa tal existência é a metafisica ou Filosofia Primeira.
Segundo ele a essência verdadeira das coisas naturais e dos seres humanos e suas ações não está no mundo inteligível, separado do mundo sensível, no qual as coisas físicas ou naturais existem e onde vivemos. Aristóteles afirma que as essências estão em nós e em cada ser, em cada ação e é a filosofia quem as conhece através do pensamento.
Ao se dedicar a Filosofia Primeira ou Metafisica , a filosofia descobre que há diferentes tipos de seres ou entes que se diferenciam justamente por suas essências . Aristóteles também usará a mudança como critério de diferenciação dos seres, porém o fará de maneira completamente nova.
“Mudança”, em grego, se diz “movimento”. A palavra grega para “movimento” é kinesis (de onde vem as palavras cinético, cinema, cinemática, em português.) “Movimento” não significa, porém, simplesmente mudança de lugar ou locomoção. Significa toda e qualquer mudança que um ser sofra ou realize. É “movimento”: Toda mudança qualitativa de ser qualquer; Toda mudança ou alteração quantitativa; Toda mudança de lugar ou locomoção; Toda a alteração em que um ser passe da ação a paixão ou á passividade á atividade; Toda geração ou nascimento de corrupção ou morte dos seres; nascer, viver e morrer são movimentos.
Aristóteles nega que o movimento e Não Ser ou irrealidade sejam o mesmo. E diferencia os seres conforme estejam o mesmo. E diferencia os seres conforme estejam ou não em movimento.