Engenharia software
Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira económica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais, podemos também que é uma área do conhecimento da informática voltada a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação, gerência de projectos e outras disciplinas, com vista à organização, produtividade e qualidade.
Por outro lado a engenharia de software concentra-se nos aspectos práticos da produção de um sistema de software, enquanto a ciência da computação estuda os fundamentos teóricos dos aspectos computacionais.
Processo de desenvolvimento de software :
Um processo de software, ou processo de engenharia de software, é uma sequência coerente de práticas que objectiva o desenvolvimento ou evolução de sistemas de software. Estas práticas englobam as actividades de especificação, projecto, implementação, testes e caracterizam-se pela interacção de ferramentas, pessoas e métodos.
Fases de um processo de Software
Para Schwartz as principais fases de um processo de software são: * Programação (Codificação): produção do código que controla o sistema e realiza a computação e lógica envolvida. * Verificação e Integração (Verificação): verificação da satisfação dos requisitos iniciais pelo produto produzido. * Especificação de Requisitos: tradução da necessidade ou requisito operacional para uma descrição da funcionalidade a ser executada. * Projecto de Sistema: tradução destes requisitos em uma descrição de todos os componentes necessários para codificar o sistema.
Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software:
Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às situações a analisar, porque só na altura em que enfrentamos o problema é que podemos escolher o