Engenharia química
Relatório da aula prática de microbiologia, para coloração de Gram e identificação de colônias de baterias.
2.Objetivos
Nesta aula o aluno deverá fazer o procedimento de coleta de bactérias em meios de cultura, e posteriormente a coloração para identificações de colônias.
3.Desenvolvimento
A prática buscou identificar a como proceder a coleta para se fazer a coloração e assim a identificação de tais bactérias.
Foram usados os seguintes materiais:
Placa de petri contendo Ágar simples.
Placa de petri contendo Ágar sabouraud.
Lâmina
Bico de Bunsen
Alça de platina
Cristal de violeta
Lugol
Álcool etanol
Fucsina
Água destilada
Microscópio
Primeiro foi aberto as placas de petri e colocadas em cima de um bebedouro por trinta minutos. Após esse tempo fechamos as placas e foi colocadas para encubação a 37ºC por 24 horas. A seguir observamos uma grande quantidade de fungos e bactérias recolhidas do ambiente.
Para preparação do esfregaço:
Próximo ao fogo, abrimos a placa contendo bactérias, flamba-se a alça de platina e coletamos uma pequena quantidade de água e molhamos a lâmina devidamente identificada, flamba-se novamente a alça de platina, logo depositamos uma pequena quantidade de amostra de bactérias tendo assim um esfregaço. Flamba-se mais uma vez a alça de platina, dessa vez para esterilizar e também a lâmina para matar e fixar as bactérias.
Para a coloração foi feito o seguinte procedimento:
Coramos primeiro com o cristal de violeta por 1 minuto, lavamos com água, e aplicamos o lugol por mais 1 minuto, lavamos o excesso com água e com álcool etanol rapidamente, retiramos o excesso de água e por ultimo cobrimos a lâmina com fucsina por 30 segundos, lavamos o excesso com água e deixamos secar.
A seguir foi feito a análise em microscópio.
4. Considerações finais
Ao analisarmos os esfregaços no microscópio identificamos uma grande colônia de bactérias, com estruturas de cocos, e sua coloração rosa /avermelhada. Portanto