ENGENHARIA QUÍMICA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS - CEE
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA - CEQ
SÍNTESE DO ÁLCOOL BENZÍLICO E DO ÁCIDO BENZÓICO.
Relatório apresentado à disciplina de Química Orgânica Experimental do curso de Engenharia Química da Unileste.
Professor: Leonardo Ramos Paes de Lima
Alunos:
CORONEL FABRICIANO - MG
MARÇO DE 2014
1. INTRODUÇÃO
O benzaldeído ou aldeído benzóico (C6H5-CHO, ou C7H6O) é um composto orgânico formado por um anel de benzeno com um grupo aldeído. É o aldeído aromático mais simples, e é um dos mais utilizados na indústria. Na presença de oxigênio, o benzaldeído é convertido a ácido benzóico, que é uma impureza comum nas amostras de laboratório. O álcool benzílico pode ser produzido através do benzaldeído, por hidrogenação. (FIGURA 01):
FIGURA 01: Hidrogenação do Benzaldeído.
FONTE: RODRIGUES.
O benzaldeído sofre desprotonação quando tratado por uma solução alcalina concentrada (reacção de Cannizzaro): uma molécula do aldeído é reduzida ao álcool correspondente, e uma segunda molécula deste é simultaneamente oxidada a benzoato de sódio. (RODRIGUES)
A disproporcionação induzida por base do benzaldeído, a reação de Cannizzaro, resulta em iguais quantidades de ácido benzóico e álcool benzílico; o segundo pode ser removido por destilação. (FIGURA 02):
FIGURA 02: Mecanismo da Síntese do Álcool Benzílico e do Ácido Benzóico.
FONTE: RODRIGUES.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
SÍNTESE DO ÁLCOOL BENZÍLICO E DO ÁCIDO BENZÓICO
Introduziu-se em um balão de fundo chato (250 mL), 30 mL de solução aquosa (20%) de NaOH, 10 mL de benzaldeído e 3 pedaços de porcelana. Adaptou-se um condensador de refluxo ao balão e o conjunto a um dispositivo de aquecimento.
Aqueceu-se sob refluxo, durante 45 minutos. Logo após a solução foi esfriada e