Engenharia plena
42
42
Removendo o cavaco
N
a aula passada, tratamos das noções gerais sobre a operação de usinagem feita com máquinas fresadoras. Vimos, de modo geral, como se dá a fresagem e aprendemos um pouco sobre as fresadoras e sua ferramenta, a fresa fresa. Mas isso ainda não é suficiente para você saber como fresar uma peça. Faltam os parâmetros de corte, sobre os quais você aprendeu no livro 2 deste módulo. Pois bem, nesta aula vamos tratar dos parâmetros de corte específicos para a fresagem. Por exemplo, suponha que na oficina seu chefe lhe dá a tarefa de fresar uma peça com as seguintes características: aço com 85 kgf/mm² de resistência, 4 mm de profundidade de corte, fresa HSS de 6 dentes e 40 mm de diâmetro. Como solucionar este problema? Ao longo desta aula você aprenderá a resolver este e outros problemas relacionados à fresagem. Mas lembre-se! É muito importante não deixar dúvidas para trás. Assim, não hesite em reler aulas passadas ou pedir ajuda ao seu orientador de aprendizagem.
Nossa aula
Como calcular a rpm, o avanço e a profundidade de corte em fresagem
Você deve estar lembrado que rpm, avanço e profundidade de corte são parâmetros de corte para qualquer tipo de usinagem. A escolha dos parâmetros de corte é uma etapa muito importante na fresagem. Parâmetros de corte inadequados podem causar sérios problemas, como alterar o acabamento superficial da peça e até mesmo reduzir a vida útil da ferramenta. Como então calcular os parâmetros de corte na fresagem? O primeiro passo é calcular a melhor rotação. Esta depende basicamente de dois elementos: o diâmetro da fresa e a velocidade de corte. A velocidade de corte, por sua vez, vai depender de fatores como o tipo de material a ser usinado, o material da fresa e o tipo de aplicação da fresa.
Escolher a velocidade de corte é uma tarefa relativamente simples. Os fabricantes das fresas fornecem tabelas com as velocidades de corte relacionadas com o material da fresa e da peça a