Engenharia Mecânica
1. BRUNIMENTO 3
2. VANTAGENS DO BRUNIMENTO 4
3. BRUNIDORA 4
4. ESPECIFICAÇÕES DAS FERRAMENTAS DE BRUNIR 5
5. VANTAGENS DOS SUPERABRASIVOS 5
6. LIMITAÇÕES DAS BRUNIDORAS 6
7. CONCLUSÃO 6
1. BRUNIMENTO
Mesmo com um processo de usinagem comum (furação, torneamento, fresagem, etc) realizado com o máximo de cuidado para se obter um bom acabamento, as peças ainda apresentam pequenas inconformidades dimensionais, riscos e ovalizações, na maioria das vezes visíveis a olho nu. Essas imperfeições podem ser causadas pelas arestas das pontas de corte ou por pontas agudas de grãos abrasivos. Para eliminar ou reduzir essas imperfeições, são aplicados os processos de usinagem conhecidos como especiais, que são: brunimento, lapidação, polimento, superacabamento e rodagem. Neste relatório abordaremos o brunimento, demonstrando seu método de funcionamento, ferramentas utilizadas, principais vantagens, desvantagens e aplicações.
O brunimento é um processo mecânico de usinagem por abrasão, utilizado no acabamento de peças. Normalmente é aplicado em superfícies internas de cilindros para corrigir, entre outros, os erros de usinagem provenientes de outros processos, listados a seguir:
₋ Ovalização;
₋ Ondulação;
₋ Abaulado;
₋ Conicidade;
₋ Marcas;
₋ Vidrado
A Figura 1 ilustra as características desses erros.
Além da correção dimensional e acabamento superficial, o brunimento também é capaz de formar sulcos responsáveis por reter o óleo lubrificante, reduzindo o atrito e melhorando o deslizamento entre as peças. O desenho desses sulcos está representado na figura 2.
2. VANTAGENS DO BRUNIMENTO
₋ Melhora a resistência da superfície da peça usinada;
₋ Operações precisas constantes na geometria e diâmetro do furo (repetitividade);
₋ Tolerâncias precisas;
₋ Melhor concentricidade;
₋ Redução no consumo de óleo;
₋ Ótimo custo x benefício.
3. BRUNIDORA
A ferramenta utilizada