Engenharia mecanica
Estatística
é a ciência que busca coletar, organizar e interpretar adequadamente um conjunto de dados de forma a utilizá-los na tomada de decisões. Seu estudo se divide em duas partes:
Estatística Descritiva : Organiza, resume e apresenta dados coletados.
Sua finalidade é tornar as coisas mais fácies de entender, de relatar e de discutir. Ao contar indivíduos e propriedades (taxa de desemprego, custo de vida) por exemplo, o recenseamento resume os dados coletados através de tabelas, gráficos, mapas.
Estatística Inferencial: permite de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra, sem a necessidade de examinar cada item da população.
Exemplo: determinar a dosagem ideal de certo medicamento a ser ministrado em portadores de uma doença (população) com base em dados obtidos com pacientes de um hospital (amostra). Obs.: A teoria da probabilidade é a ferramenta básica no estudo da Estatística Inferencial. Ela permite fazer generalizações sobre a população com base em dados amostrais.
2
O que fazer com as observações que coletamos?
Primeira Etapa do trabalho:
Resumo dos dados = Estatística descritiva
Dados Estatísticos
Dados consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. A coleta de dados podem ser feitas: ● Fazendo um censo: um censo é a contagem ou medição de toda uma população, fornecendo informações completas, mas é frequentemente dispendioso e difícil de ser realizado. ● Usando uma amostra: uma amostra é a contagem ou medição de parte de uma população. ● Usando uma simulação: uma simulação é o uso de um modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação real. As simulações permitem estudar situações pouco práticas, além de frequentemente poupar tempo e dinheiro. Por exemplo, fabricantes de carros usam simulações com bonecos para estudar os efeitos que as colisões têm em seres humanos.