Engenharia genética
BRUNA SAKAGAMI
ENGENHARIA GENÉTICA
SÃO PAULO
2012
BRUNA SAKAGAMI
ENGENHARIA GENÉTICA
Dissertação sobre a engenharia genética para o Segundo Ano do Ensino Médio da Etec Mandaqui, sob a orientação do Professor Ilson Rodrigues.
SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO
Introdução4
Engenharia Genética – O que é?5
Enzima de Restrição6
DNA Recombinante8
Clonagem e Clonagem Molecular11
Transgênese14
Projeto Genoma16
Conclusão17
Referências Bibliográficas18
INTRODUÇÃO
A engenharia genética basicamente trabalha com a manipulação de genes, que são segmentos de moléculas de DNA existentes nas estruturas dos cromossomos, nos quais revelam as características de um indivíduo. Um conjunto completo de instruções responsáveis pelo desenvolvimento e estrutura de qualquer organismo é denominado genoma. Esse tipo de estudo, visa colher novas características que podem ser vantajosas para a humanidade, até mesmo na descoberta de novas doenças e dar resistência a alguma determinada espécie são um dos diversos exemplos que a engenharia genética pode nos trazer. Existem vários processos possíveis de serem realizados através da mesma, como a clonagem, transgênese e o projeto genoma. Hoje, é possível manipular cada DNA do corpo, se usada com responsabilidade, esta técnica pode trazer grandes proveitos e melhorias para o mundo humano.
ENGENHARIA GENÉTICA – O QUE É? A engenharia genética também conhecida como tecnologia do DNA recombinante, pode ser denominada como um conjunto de técnicas referentes à manipulação do DNA. A evolução dessa ciência permitiu ao homem um melhor manuseio do material genético, podendo com isso, inserir genes de um indivíduo em outro, de mesma espécie ou completamente diferente; como também, isolar e multiplicar segmentos de DNA. Essa tecnologia é utilizada na indústria alimentícia, no desenvolvimento de medicamentos e vacinas e na agropecuária. Na indústria alimentícia, por exemplo, podemos citar os alimentos