Engenharia Genética e o Projeto Genoma humano
1-O que é Engenharia Genética?
É a modificação de seres vivos pela manipulação direta do DNA, através da inserção ou deleção de fragmentos específicos. Sua aplicação pode ser na produção de vacinas, proteínas por microorganismos, alimentos, transplantes, terapia gênica, animais transgênicos. Exemplos são a produção de insulina humana através do uso modificado de bactérias e da produção de novos tipos de rato, para pesquisa, através de reestruturamento genético. Já que uma proteína é codificada por um segmento específico de ADN chamado gene, versões futuras podem ser modificadas mudando o ADN de um gene. Uma maneira de fazê-lo é isolando o pedaço de ADN contendo o gene, cortando-o com precisão, e reintroduzindo o gene em um segmento de ADN diferente.
2-O que é o projeto Genoma humano? O Projeto Genoma Humano tem como principal objetivo, gerar sequência de DNA de boa qualidade para os cerca de 3 bilhões de pares de bases e identificar todos os genes humanos. Outros objetivos importantes incluíam o sequênciamento de genomas de organismos modelos para auxiliar a interpretar a sequência do DNA humano, melhorar a capacidade computacional para dar suporte a futuras pesquisas de 2 aplicação comercial, explorar o funcionamento dos genes por meio de comparações entre camundongo e humanos, estudar a variabilidade humana, e treinar cientistas para trabalhar com genômica. Apresentando aspectos complexos de ética e privacidade para os indivíduos e para a sociedade.
3- Alimentos transgênicos:
3.1- Conceito:
São alimentos geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro, assim o DNA desses alimentos é modificado. Os principais alimentos de origem vegetal e animal transgênicos no mundo foram apresentados, assim como as modificações e vantagens decorrentes de suas