Engenharia Ferrovi ria
O setor ferroviário e metroviário atual tem chamado a atenção no cenário brasileiro devido à necessidade do país em atingir um crescimento sustentável. Novos investimentos na expansão da malha ferroviária, como a construção da Ferrovia Transcontinental, têm garantido o crescimento atual da indústria ferroviária. Também, a preocupação com a mobilidade urbana tem sido responsável por investimentos em novas linhas de metrôs, trens de superfície, monotrilhos e trem de alta velocidade. Atualmente, centenas de empresas do setor ferroviário e metroviário estão instaladas no Brasil, a fim de dar segmento a tais projetos com materiais rodantes, novas tecnologias e soluções para o setor. É assim vemos novas oportunidades de emprego, e para os amantes de ferrovia cada vez mais oportunidades de formação.
O aluno do curso técnico em manutenção metroferroviária que deseja dar continuação à formação de ferroviário e/ou metroviário pode se graduar em Engenharia Ferroviária. De forma mais específica, o formado em engenharia ferroviária e metroviária poderá atuar em áreas como: dinâmica ferroviária e metroviária, projeto e manutenção de material rodante (locomotivas, vagões e carros de passageiro) e de veículos automotivos para manutenção e instalação de vias, materiais para sistemas de transporte veiculares ferroviários e metroviários, sistemas de comunicação, sinalização e operação ferroviária e metroviária, via permanente, prevenção e investigação de acidentes ferroviários e metroviários, legislação e gestão de empreendimentos metroferroviários. O curso tem carga horaria de 3975 horas (10 semestres) e pode ser cursado nas Universidades Federais do Pará e de Santa Catarina.
O aluno formado em engenharia ferroviária pode atuar ainda em áreas interdisciplinares das engenharias como: mecânica, elétrica, produção, mecatrônica, metalúrgica, materiais, transporte e logística, infraestrutura, entre outras.
Para você que ama, é quer