Engenharia Elétrica
Aula 2
Aspectos Gerais do Desenho Técnico
Profª. Msc. Eng. Patricia
INTRODUÇÃO:
Apesar da utilização dos programas de CAD para a elaboração dos projetos, e a circulação dos mesmos em meios digitais, todavia os desenhos em papel continuam a ter uma grande importância.
Para a representação de desenhos em papel, existe um conjunto de assuntos que importa desde já introduzir, tais como: formatos de papel, tipos de linha e respectivas espessuras, dobramento dos desenhos, escalas, tipos de escrita e suas características, legendas e identificação dos desenhos e listas de peças em desenhos de conjunto.
É importante mencionar que para todos os tópicos mencionados, existe um conjunto de normas aplicáveis.
2
ESCRITA NORMALIZADA:
Toda a informação inscrita num desenho, sejam algarismos ou outros caracteres, deve ser apresentada em escrita normalizada. Isto é válido, quer para a realização de um esboço a mão livre, quer para a realização de um desenho num sistema de
CAD.
A utilização de escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.
Na família de normas ISSO 3098 são definidas as características da escrita normalizada. A altura da letra maíscula (h, na Figura 3.1) é a dimensão de referência em relação à qual são definidas todas as outras dimensões dos caracteres.
3
ESCRITA NORMALIZADA:
Figura 3.1 – Parâmetros da escrita normalizada Na figura 3.1 é apresentado um exemplo de escrita normalizada, sendo identificadas as suas características, as quais estão definidas na Tabela 3.1 e 3.2 para os tipos de letra A e B.
Estes dois tipos de letra correspondem às razões normalizadas d/h de 1/14 e 1/10, que conduzem a um número mínimo de espessuras de linhas. A espessura das linhas é a mesma para letras maiúsculas e minúsculas.
4
ESCRITA NORMALIZADA:
Tabela 3.1 Características da letra normalizada tipo A
Tabela 3.2