Engenharia Elétrica
O seguinte relatório vem com objetivo de mostrar de maneira sucinta a história da engenharia (enfatizando a engenharia elétrica) de acordo com seu retrospecto histórico, passando, portanto, desde o homem pré-histórico com os seus primeiros inventos (como por exemplo, a fabricação de ferramentas para a sua melhoria de vida) até o homem moderno dos dias atuais.
DESENVOLVIMENTO
A história da engenharia dá-se início a partir das primeiras invenções do homem, como a polia, a alavanca e a roda. É válido ressaltar que cada uma destas invenções é consistente com a moderna definição de engenharia, explorando princípios básicos da mecânica para desenvolver ferramentas e objetos úteis.
Mais tarde, à medida que o projeto de estruturas civis - como pontes e edifícios - amadureceu como uma especialidade técnica autónoma, entrou no léxico o termo "engenharia civil" como forma de distinção entre a atividade de construção daqueles projetos não militares e a mais antiga especialidade da engenharia militar. Hoje em dia, os significados originais dos termos "engenharia" e "engenharia civil" já estão largamente obsoletos, mas ainda permanecem sendo usados como tal em alguns países ou dentro do contexto de algumas forças armadas.
A partir da revolução industrial (Século XIX), onde ocorreu a transição da economia agrária para a industrialização e, portanto as máquinas começaram a substituir o trabalho braçal (modificando os seguimentos da economia), o termo "Engenheiro", teve seu significado ampliado, aparecendo diversas especializações, como em construção, em mecânica, em eletricidade, em embarcações, em produtos químicos, etc.
Com o avanço, instituições de educação técnica surgiram em muitos países para dar instrução avançada em engenharia. Algumas universidades começaram a ensinar estas disciplinas. Os engenheiros passaram a se considerar como tendo uma profissão e em geral, se organizavam em associações profissionais