Engenharia dos materiais
1º) Em relação a propriedades mecânicas dos materiais defina:
a) Deformação Elástica - deformação que não é permanente, ou seja, que é totalmente recuperada quando se deixa de aplicar a carga ou tensão que provoca a deformação.
b) Deformação Plástica - é uma alteração dimensional de um objeto sobtensão ou carga que não é recuperada quando esta é removida.
c) Limite De Proporcionalidade - a lei de Hooke só vale até um determinado valor de tensão, a partir da qual a deformação deixa de ser proporcional á carga aplicada.
d) Limite De Escoamento - também chamado de tensão de escoamento, é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação.
e) Limite De Resistência Ou Resistência À Tração- propriedade que tem toda substância de se opor a uma mudança de estado. A capacidade de um material de resistir à deformação ao ser submetido a uma força no mesmo sentido e em direções opostas aos pontos de apoio.
f) Limite De Ruptura - sendo contínua a tração, chega-se a ruptura do material, sendo que a tensão no limite de ruptura é menor que no limite de resistência.
g) Módulo De Elasticidade - habilidade de um material em se recuperar rapidamente suas dimensões originais após remoção de uma carga que esteja provocando a deformação.
h) Módulo De Resiliência - é a capacidade de um material absorver energia quando deformado elasticamente e liberá-la quando descarregado.
i) Módulo De Tenacidade - é a energia mecânica necessária para levar um material à ruptura.
j) Estricção - redução da área da seção transversal em um corpo de prova ou outra estrutura metálica sujeita á tração, que ocorre a partir do limite de resistência. A tensão se concentra nessa região, levando á fratura.
l) Ductilidade - capacidade de um material de apresentar deformação plástica apreciável antes da fratura. Pode-se dizer que a ductilidade é o oposto da fragilidade.
m) Coeficiente De Poisson - relação entre a deformação lateral