Engenharia de Software
Engenharia de Software é uma disciplina de engenharia relacionada com todos os aspectos da produção de so1ware, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até sua manutenção, depois que este entrar em operação.
A Novas técnicas e métodos eram necessárias para controlar a complexidade inerente aos grandes softwares . Isso levou ao surgimento da Engenharia de Software.
2.
Reduz drasticamente o tempo de desenvolvimento, passando a ocupar somente 20% do tempo total gasto no projeto. Podendo focar assim, muito mais, no requisitos do cliente, obtendo assim sua satisfação.
3.
Produtos genéricos: A especificação do que o software deve fazer é de propriedade do desenvolvedor de software e as decisões sobre as mudanças de software são feitos pelo desenvolvedor.
Produtos sob encomenda: A especificação do que o software deve fazer é propriedade do cliente para o software e eles tomam decisões sobre as mudanças necessárias no software.
4.
Manutenibilidade, confiança e proteção, eficiência e aceitabilidade.
Bom design, atualizado as novas tecnologias e prático.
5.
Mito 1: Uma vez desenvolvido o software e colocado em utilização, nosso trabalho está terminado.
Uma vez alguém já disse que “o quanto antes se começar a codificar, mais tempo levará para terminá-lo”. Levantamentos indicam que entre 60% e 80% de todo o esforço será dispendido após a entrega do software ao cliente pela primeira vez.
Mito 2: Até que o software entre em funcionamento, não há maneira de avaliar a sua qualidade.
Um dos mecanismos de garantia da qualidade de software mais eficaz pode ser aplicado desde a concepção do projeto até a revisão técnica. Revisores de software são um “filtro de qualidade” que mostram ser mais eficientes do que testes para encontrar certas classes de defeitos de software.
Mito 3: O único produto passível de entrega é o software em funcionamento.
Um software funcionando é somente uma parte de uma