Plano de Negócios - Agência de Turismo
PLANO DE NEGÓCIOS
GERENCIAMENTO DE
PROJETOS
PROF: VANDIR BOKORNI FERNANDES
ROTEIRO 2
1. TEORIA - INTRODUÇÃO 3
2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO 3
3. ANÁLISE DE MERCADO E COMPETITIVIDADE 3
4. LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÃO 3
5. CONSUMIDOR 3
6. FORNECEDOR 3
7. CONCORRENTE 3
8. PESSOAL 3
9. PRODUTOS E SERVIÇOS 3
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA 3
11. PLANO DE MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO 3
12. INVESTIMENTOS 3
13. RESUMO ‘PASSO A PASSO’ DE UM PROJETO DE VIABILIDADE ECONÔMICA 3
14. CONCLUSÃO 3
1. TEORIA / INTRODUÇÃO
1.A – TEORIA
1.1. Modelos de Ações e Atitudes Inovadoras;
Cada dia mais com o avanço tecnológico, o mercado precisa cada vez mais de empreendedores pois no se trata apenas de um modismo e sim uma consequência desta tal mudança tecnológica. Nas empresas a inovação é uma condição de sobrevivência, pois o mundo atual é um mundo em constante mudança, movimento contínuo, transformação. Se ficarmos parados, ficaremos também atrasados. Pequena coisas não podem ser desprezadas, como detalhes no atendimento e no trato com clientes, aspectos físicos das instalações, embalagens, sinalização.
Para Fillion (1999) “um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões de um futuro”. É alguém que define por si mesmo o que vai fazer e em qual contexto será realizado. Está sempre procurando inovar, criar coisas ou serviços até porque o mercado é dinâmico e as preferências do mercado mudam de tempo em tempo. Uma das principais ações de um empreendedor é correr riscos, mas sempre calculando tais riscos próximos da realidade para que não haja desperdícios de recursos sem antes estudar o mercado.
O consultor do SEBRAE/RS, Roger Klafke, que está morando e estudando em Londres ficou conhecendo dois modelos de negócio inovadores.
Um é o StreetCar, que é um modelo de locadora de veículos bem diferente das tradicionais. A empresa funciona como um clube, onde o associado usa a internet