Engenharia de software
Engenharia de Software I
Nome: Giuliano Neves Pedrassani
Professor: Mario
Faciplac - Gama
Data: 27/06
Introdução
No trabalho a ser apresentado, vamos discutir como funciona o gerenciamento e administração na parte de TI e apresentar informações sobre a área.
Conceito de governança de TI, COBIT e ITIL, serão partes do desenvolvimento do trabalho.
Objetivos Entender a necessidade de se ter uma política de Governança na área de TI, Pelo fato das informações financeiras das empresas estarem salvos em sistemas de informação, os gestores de negócio precisam ter garantias que as informações nestes sistemas são confiáveis, o objetivo principal e entender como tudo isso funciona e mostrar a importância da TI no ambiente de trabalho.
Desenvolvimento 1- Conceito de Governança de TI A necessidade de se ter uma política de Governança se deu, pois ao longo do tempo a complexidade das organizações, concorrência e partes interessadas, os famosos stakeholders aumentaram muito. A abertura de capital, ou seja, o fato das empresas negociarem suas ações na bolsa contribuiu muito para a necessidade de uma maior transparência, para que os atuais acionistas saibam como vai seu investimento e para que novos acionistas sejam atraídos(saímos de um contexto onde a empresa era administrada pelos “sócios” para um cenário onde os acionistas nunca colocaram o pé dentro da empresa). Isto justifica a definição do IBGC “As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.” A importância da TI nessa governança ? Pelo fato das informações financeiras das empresas estarem salvos em sistemas de informação, os gestores de negócio precisam ter garantias que as informações nestes sistemas são confiáveis. Para se ter uma idéia, após os escândalos de 2001, o congresso americano aprovou uma lei chamado