Leitura e produção de textos - anhanguera
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Curso: PEDAGOGIA
Professor:
Ana Paula Jesus dos Santos Menezes – RA: 366483
Paulinha1@live.com
Aline
Mac
Maio / 2012
Porto Seguro - BA
INTRODUÇÃO
Este desafio tem como objetivo principal falar sobre o novo acordo ortográfico, bem como, novas regras da língua portuguesa validada em 1° de janeiro de 2009. O novo acordo ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm português como língua oficial. A partir de 1° de janeiro de 2013 a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no novo acordo, todavia, as mudanças não serão muitas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa tem, no entanto, são de suma importância.
Precisamos educar as crianças e jovens de hoje, para não punirmos os adultos de amanhã. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência, é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar no que somos.
Etapa 1
A) Concepção de leitura
Ler é construir significados, é traduzir idéias Leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita, adquire conhecimentos. A concepção de leitura é uma atividade de produção de sentido onde a leitura é vista de diferentes modos, decorrente da concepção de sujeito, de língua, e texto e de sentido. Quando o foco é o autor representa o pensamento, onde o autor constrói uma passagem, uma historia, onde ele é dona e sua vontade e suas ações, cabe ao leitor o reconhecimento das intenções do autor e no seu ego constrói uma representação mental e deseja que essa seja absorvida pelo leitor da maneira como foi mentalizada. Nesse caso a leitura é estendida como a atividade de capitação das idéias do autor, não importando o conhecimento e experiências do leitor. Quando o leitor foca no