Engenharia de Software PT1
Um bom gerenciamento da produção do software é o que diferencia o desenvolvimento profissional da programação em nível amador. É necessário que haja um bom planejamento, pois, projetos de software profissionais tem restrições de orçamento, tempo e recursos. O trabalho do gerente de projeto é garantir que o software seja eficiente, viável e entregue dentro das condições estabelecidas.
O bom gerenciamento por si só não causa o sucesso do projeto, porém, o mau gerenciamento pode causar o fracasso do mesmo. Consequencias do mal gerenciamento, como a demora na entrega do software, a falta no cumprimento de seus requisitos, ou o custo acima do orçamento estimado, são catastróficas.
Os gerentes de software fazem o mesmo tipo de trabalho que gerentes de projeto de outras áreas da engenharia, contudo, com algumas particularidades:
- O produto é intangível: O software não pode ser tocado e nem visto, dependendo de outras pessoas para produzir a documentação necessária a fim de examinar o progresso. - Não há processo de software-padrão: Não é possível prever com certeza quando um processo de software específico poderá causar problemas de desenvolvimento. - Grandes projetos de software são projetos únicos: Os grandes projetos de software são diferentes dos anteriores. Isto torna a visualização de problemas mais difícil, e o avanço muito rápido de tecnologias desatualizam as experiências adquiridas pelo gerente de software em seus projetos anteriores.
Projetos de software são frequentemente novos e inovadores, gerando problemas com prazos e orçamentos. Três importantes atividades de gerenciamento de software que podem reduzir estes riscos e proporcionar um desenvolvimento mais eficiente serão descritos a seguir. Estes são: planejamento de projeto, programação de projeto e gerenciamento de riscos.
Atividades de gerenciamento
É impossível dar uma destrição do trabalho-padrão de um gerente de software, pois, o trabalho varia muito,