Engenharia de segurança do trabalho
As leis trabalhistas vêm sofrendo constante evolução, principalmente, após a revolução industrial, quando surgiram os primeiros movimentos em busca de melhores condições de trabalho. Com o aumento da utilização de maquinas e equipamentos e a falta de capacitação dos profissionais.
Como o aumento da preocupação e o surgimento de leis referentes à segurança de trabalho, que estão cada vez mais complexas e rigorosas, sugiram a necessidade de profissionais especializados em segurança do trabalho, com a função de assegurar que o trabalhador não corra riscos, seja ele, físicos ou psicológicos.
O papel do Engenheiro é garantir a implantação de uma política de segurança, planejando e desenvolvendo ações, desde a elaboração do mapa de risco ate o cumprimento das medidas preventivas como EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) que estão Previstas nas NR’s (Normas Regulamentadoras).
OBJETIVO
Mostrar a existência de profissionais preocupados em garantir a saúde e segurança dos trabalhadores na construção civil.
2.1 OBJETIVO GERAL
Demonstrar a importância da segurança do trabalho na construção civil, da prevenção de acidentes e redução de doenças ocupacionais.
2.2 OBJETIVO ESPECIFICO
Informar o papel do engenheiro civil especializado em segurança do trabalho na construção civil.
METODO DE TRABALHO
Este trabalho será desenvolvido por meio de referências bibliográficas, consulta nas normas regulamentadoras (NR’s), pesquisas na internet, levantamento de dados e fotos de uma determinada construção em andamento.
CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
A construção civil é uma área muito perigosa, sendo exigido normas para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam nessa área, a NR 18 é uma das Normas Regulamentadoras que ditam normas a serem seguidas na construção civil.
18.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de