Engenharia de produção
CONTAS CONTABEIS
CONTAS DO ATIVO
CAIXA
FUNÇÃO - Registrar o dinheiro existente em tesouraria. O saldo desta conta deve indicar o valor mantido na tesouraria da empresa. Enquanto não forem depositados em banco, os cheques de terceiros mantidos em tesouraria podem ser lançados na conta. Efetuando o deposito, o valor dos cheques deve ser transferido para a conta Bancos Conta Movimento. O saldo da conta Caixa aumenta ou diminui em virtude dos valores recebidos ou pagos em dinheiro.
FUNCIONALIDADE - A conta Caixa tem natureza devedora e será lançada a débito para registrar a entrada de dinheiro no caixa da entidade e a crédito para registrar a saída de dinheiro da tesouraria da empresa.
BANCOS CONTA MOVIMENTO
FUNÇÃO – Registrar a movimentação de dinheiro da empresa em poder de estabelecimentos bancários, mantido em conta de disponibilidades.
FUNCIONALIDADE - Debita-se pelos depósitos bancários, resgates de aplicações financeiras e recebimentos de crédito na empresa, por via bancária, de qualquer origem.
Credita-se pela emissão de cheques, transferência de valores para aplicação financeira e débitos na conta bancária.
Saldo devedor.
Nota: Caso a empresa possua cheque especial liberado na própria conta corrente, o saldo da conta pode tornar-se credor, pois essa operação constitui uma forma de empréstimo. Por isso o saldo credor deve ser transferido para conta do passivo circulante, por ocasião do encerramento do período.
CLIENTES
FUNÇÃO - : Esta conta tem a função de registrar os valores de créditos com clientes, decorrentes das vendas a prazo de mercadorias ou serviços.
FUNCIONALIDADE - Debita-se pela emissão da fatura contra o cliente e pelos juros decorrentes de eventuais atrasos de pagamento.
Credita-se pelo recebimento total ou parcial do título, pela anulação da venda (devolução), pelos descontos concedidos por qualquer motivo e pela baixa como incobrável.
Saldo devedor.